Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis

História de Santo Antônio de Lisboa

O nome de Santo Antônio de Lisboa é uma homenagem ao monge da Ordem Franciscana que nasceu em Portugal e foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Contudo, nem sempre o bairro foi conhecido dessa forma: ao longo de sua história ele já foi chamado de Nossa Senhora das Necessidades, apenas Necessidades, Necessidades da Praia Comprida, Rerituba ou simplesmente Santo Antônio.

Santo Antônio de Lisboa é uma das freguesias mais antigas da Ilha de Santa Catarina, tendo recebido seus primeiros habitantes ainda no século XVII, quando luso-brasileiros vindos de São Francisco do Sul se instalaram na região. Entretanto, sua fundação oficial só aconteceu em 1714, quando o sargento-mor Manoel Manso de Avelar se mudou para o local com sua família e construiu um entreposto para possibilitar o comércio marítimo.

A partir de 1748, a Ilha passou a receber casais de açorianos que tinham como missão o povoamento do território. Santo Antônio foi uma das regiões que menos recebeu imigrantes, mas foi elevada à categoria de freguesia na mesma época. A Igreja de Nossa Senhora das Necessidades foi construída na década de 1750 e não demorou a se transformar na principal referência para o crescimento do povoado.

Os moradores de Santo Antônio de Lisboa construíam suas casas à mão, com pau a pique barreado. Dividiam-se entre a pesca, a criação de gado e a agricultura, produzindo gêneros alimentícios como mandioca, cana, amendoim, milho e café. Com a construção de engenhos, também passaram a produzir farinha, açúcar, melado e aguardente. Além disso, teciam suas próprias vestes com linho de algodão.

A vida cultural e social da freguesia era intensa: todos participavam de folguedos como o Boi de Mamão, a Dança da Ratoeira, o Terno de Reis e a dança do Pau de Fita. Casamentos, batizados e até mesmo novenas serviam de pretexto para grandes bailes. Mas também se envolviam profundamente com as celebrações religiosas, especialmente com a Festa do Divino Espírito Santo, a Festa da Cruz e, como não poderia deixar de ser, a Festa de Santo Antônio.

Santo Antônio de Lisboa conheceu seu apogeu no século XIX. A região norte tornou-se a grande produtora agrícola da Ilha de Santa Catarina, e o escoadouro natural dessa produção era o porto instalado na freguesia. Sua importância era tão grande que, em 1845, o imperador Dom Pedro II desembarcou em Santo Antônio para uma visita. Como símbolo de status, a primeira rua a ser calçada em Desterro foi a que se encontrava ao lado do prédio em que o imperador ficou hospedado; tanto o calçamento quanto o prédio existem até hoje.

Ao contrário da maioria dos bairros em Florianópolis, Santo Antônio de Lisboa não sofreu impactos relevantes causados pela expansão imobiliária nas últimas décadas e continua a manter o seu ar pacato e charmoso, de vila colonial. A maior parte das suas ruas são pavimentadas e no bairro não existem prédios.

Entretanto, é na beleza natural e no turismo que o bairro se destaca. Ao longo da orla, há diversas opções gastronômicas para todos os gostos. Bares e restaurantes consagrados na região com seus decks e varandas debruçados sobre a praia oferecem, além daquela cervejinha gelada ou da caipirinha feita com cachaça da região, pratos e petiscos elaborados com ostras, mariscos e diversos tipos de frutos do mar.

Venha vives Santo Antônio de Lisboa!!!

 

Conheça Bairros pelo Brasil

MOOCA

CAUEIRA

AMENDOEIRAS

MOOCA

IPIRANGA

NAçõES

CANTAREIRA

SANTO AMARO

CARNIEL

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.